TSE censura site por reportagem sobre apoio de Lula a Ortega.
Ditador da Nicarágua é amigo do petista e apoia sua
eleição para presidente do Brasil.
Daniel Ortega e seu amigo Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exigiu que o Twitter e o Facebook removam 31 postagens do site Gazeta do Povo que mostravam o apoio que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá ao ditador da Nicarágua, Daniel Ortega.
A censura foi determinada em caráter liminar assinada pelo ministro Paulo de Tarso Sanseverino que atendeu a um pedido feito pela coligação de Lula. Na ação, o grupo diz que as postagens promoviam “reiterada campanha difamatória” contra o candidato de esquerda.
Ainda segundo eles, o objetivo era “incutir no eleitor a ideia de que ele persegue e ameaça cristãos, assim como seu aliado e amigo”, se referindo a Ortega.
Em sua decisão, o ministro Sanseverino diz que a postagens têm “conteúdos manifestamente inverídicos em que se propaga a desinformação de que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a invasão de igrejas, perseguiria os cristãos, bem como apoiaria a ditadura da Nicarágua”.
NOTA DA GAZETA DO POVO
A diretora da Gazeta do Povo, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, afirmou em nota que a decisão é “censura pura e simples”.
– Derrubar conteúdos verdadeiros, e perfeitamente verificáveis, é prática de ditaduras. A decisão, no entanto, reacende a nossa vontade de continuar lutando para que a liberdade de expressão seja totalmente reestabelecida no Brasil, pois, infelizmente, não somos um caso único e inédito. Hoje vemos crescer cada vez mais a interferência do Judiciário contra a liberdade de imprensa. Vamos lutar contra a decisão arbitrária nas esferas cabíveis – diz a nota.
Leiliane Lopes
PLENO.NEWS
ranoticias.com