Em grave momento de guerra, Russia anuncia anexar territórios ucranianos.
Rússia vai anexar 15% do território da Ucrânia.
MUNDO
(Imagem: G1 | Reprodução)
Momentos cada vez mais perigosos. A Rússia anunciou que fará hoje uma cerimônia para a assinatura do documento que marcará a anexação de quatro regiões ucranianas.
-
Esse movimento acontece quase uma semana depois de serem iniciados os referendos para ver se existia “vontade popular” das regiões se tornarem parte da Federação Russa.
Step back. Essa decisão é exatamente igual à que aconteceu em 2014, quando a Rússia anexou a região da Crimeia, no sul da Ucrânia. Naquele momento — assim como está acontecendo agora — não havia reconhecimento do referendo por países ocidentais.
Mas, agora, há algo a mais… Ao contrário do que aconteceu há 8 anos, a anexação acontece em um contexto de guerra. Mais que isso, o conflito envolveu, direta ou indiretamente, grande parte do mundo ocidental.
O que isso muda no conflito? O movimento de Moscou foi uma resposta à retomada de territórios por Kiev. O temor é que Zelensky eleve o tom, indo para um caminho bélico mais pesado — com risco do uso de armas nucleares.
Para quem só ficava sabendo de grandes conflitos por ler nos livros, agora a história está passando diante dos olhos. Com uma série de eventos perigosos acontecendo, os tempos que vivemos estão cada vez menos previsíveis.
THE NEWS
ranoticias.com