Ministra alemã pede à Uefa a retirada de Belarus do Campeonato Europeu de 2024
A Uefa disse nesta sexta-feira que recebeu a carta da ministra do Interior Nancy Faeser e entregou ao seu presidente Aleksander Ceferin
Uma ministra do governo alemão pediu à Uefa para remover Belarus de tentar se classificar para o Campeonato Europeu de 2024, que será disputado na Alemanha, citando o apoio desse país à Rússia.
A Uefa disse nesta sexta-feira que recebeu a carta da ministra do Interior Nancy Faeser e entregou ao seu presidente Aleksander Ceferin. Segundo a revista Der Spiegel, o dirigente irá se pronunciar nos próximos dias.
O pedido foi feito três semanas antes da Alemanha ser sede das Eliminatórias da Euro 2024, em Frankfurt, competição que a Rússia já foi banida pela Uefa.
Uefa e Fifa excluíram todos os times russos das competições do futebol internacional em fevereiro, poucos dias após a invasão militar da Ucrânia.
Em 3 de março, a Uefa proibiu equipes de Belarus de sediar jogos em seu território, mas não chegou banir os times das competições.
Belarus foi descrita nesta sexta-feira pelo presidente russo, Vladimir Putin, como um pai aliado e parceiro em uma conferência no Usbequistão também com a presença do presidente belarusso Alexander Lukashenko.
Belarus nunca se classificou para um grande torneio de futebol e ganhou apenas um jogo em cada um de seus grupos de qualificação para a Copa do Mundo de 2022 e Euro 2024.
Em seu grupo da Liga das Nações da Uefa em junho, Belarus jogou suas partidas como mandante em Novi Sad, na Sérvia. Os jogos foram disputados com portões fechados.
noticiasaominuto.com.br