Guerra da Ucrânia sofre a maior reviravolta até o momento.
(Imagem: Reuters | Reprodução
No início deste mês de setembro, o presidente ucraniano, Zelensky, informou que seu país iria iniciar uma contraofensiva para retomada de áreas que teriam sido tomadas por forças russas nesta guerra.
A partir daí, a Ucrânia conseguiu recuperar mais de 6 mil quilômetros quadrados de seus territórios — equivalente a 5% do que a Rússia havia tomado.
O movimento foi uma das maiores respostas ucranianas à invasão iniciada no fim de fevereiro. Para se ter uma ideia, ela só havia recuperado um território tão grande quando retirou os russos de perto da capital, Kiev.
O resultado só foi possível por conta da ajuda ocidental na logística do conflito e, principalmente, com o envio de armas. Depois de tanto suporte, parece que os ventos da guerra estão mudando de sentido.
Isso é tão relevante que pode abrir portas para a Rússia começar a negociar as sanções ao Ocidente. E esse fator poderia amenizar, por exemplo, a questão do gás e energia na Europa.
A coisa não está tranquila… Foram tantas as reviravoltas que Putin está tendo que lidar com um fato inédito em seu tempo de governo: há um movimento pedindo sua renúncia do poder.
THE NEWS
Ranoticicas.com