Ministra Rosa Weber toma posse como presidente do STF.

Ela ficará no comando da Corte até outubro

de 2023, quando irá se aposentar.

Ministra Rosa Weber tomou posse como presidente do STF Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Nesta segunda-feira (12), a ministra Rosa Weber tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela assumiu o posto no lugar do ministro Luiz Fux e ficará no cargo até outubro de 2023, quando se aposentará.

A cerimônia de posse contou com diversas autoridades, entre eles os presidentes da Câmara, Arthur Lira; do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o procurador-geral da República, Augusto Aras; a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza Assis Moura e o ex-presidente José Sarney.

O presidente Jair Bolsonaro chegou a ser convidado, mas não compareceu à cerimônia.

Durante a posse, os demais membros da Corte escolheram a ministra Cármen Lúcia para falar em nome do STF. Ela disse que Rosa Weber é a pessoa “mais adequada” para estar na posição.

– Vossa Excelência não assume o cargo em momento histórico de tranquilidade social e de calmaria, bem diferente disso. Os tempos são de tumulto e desassossego no mundo e no Brasil (…). A despeito das dificuldades momentâneas, ninguém seria mais adequada para estar na posição agora assumida. Magistrada séria, responsável, democrata – pontuou.

Já o ministro Luís Roberto Barroso tomou posse como o vice-presidente da Corte.

Henrique Gimenes

PLENO.NEWS

ranoticias.com

Deixe uma resposta