Ucrânia afirma ter empurrado tropas russas à fronteira.

País está mantendo o ímpeto da contra-

ofensiva que surpreendeu analistas.

Militares russos dirigindo um veículo blindado de transporte de pessoal (APC) em um local não revelado na região de Kherson, Ucrânia Foto: EFE/EPA/RUSSIAN DEFENCE MINISTRY

A Ucrânia mantém o ímpeto da contra-ofensiva em sua guerra contra a Rússia, nesta segunda-feira (12), e alega ter empurrado os invasores de volta à fronteira, em um movimento militar relâmpago que surpreendeu analistas.

– Em algumas áreas da frente, nossos defensores chegaram à fronteira do Estado com a Federação Russa – disse o governador regional da região nordeste de Kharkiv, Oleh Syniehubov.

Tropas russas cruzaram a fronteira na região em 24 de fevereiro, primeiro dia da invasão. O país liderado por Vladimir Putin afirma estar reagrupando as tropas. Como tem ocorrido durante toda a guerra, as reivindicações militares são difíceis de verificar de forma independente.

Após os ataques de domingo (11) da Rússia a usinas de energia e outras infraestruturas que cortaram a eletricidade em muitos lugares da Ucrânia, as autoridades de Kiev também disseram que a energia elétrica e o abastecimento de água foram restaurados para cerca de 80% na região de Kharkiv.

O avanço ucraniano foi atestado por observadores internacionais, que alertaram para tempos difíceis para as tropas russas. O cenário contrasta fortemente com os primeiros dias da guerra, quando as tropas russas se aproximavam de Kiev.

THAMIRYS ANDRADE

PLENO.NEWS

ranoticias.com

Deixe uma resposta