Desfile em comemoração ao Bicentenário reúne multidão na Esplanada e Rio de Janeiro da show! Vídeos:

Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Sob os olhares e aplausos de milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios, tropas das Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros Militar desfilaram na manhã de hoje (7) nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. O desfile ocorreu após um hiato de dois anos devido à pandemia de covid-19.

O sol intenso, geralmente presente nos últimos meses em Brasília, na época de seca, não apareceu como se esperava neste feriado de Independência, fazendo com que o desfile ocorresse em um dia nublado e de vento frio na Esplanada.

Perto das 9h, o presidente da República, Jair Bolsonaro, chegou. Antes de ir para a tribuna, o presidente quebrou o protocolo e decidiu caminhar pela pista, acenando para as arquibancadas, repletas de apoiadores. Nesse momento, paraquedistas do Exército desceram na Esplanada trazendo uma bandeira do Brasil. Em seguida, o presidente ocupou seu lugar na tribuna para o início do desfile, que foi marcado pela passagem da Esquadrilha da Fumaça. Os aviões cortaram o céu da Esplanada e deixaram um rastro de fumaça nas cores da Bandeira Nacional.

Entre os presentes na tribuna de honra, junto do presidente e da primeira-dama Michelle Bolsonaro, estavam os ministros da Economia, Paulo Guedes, do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e da Saúde, Marcelo Queiroga, além do vice-presidente Hamilton Mourão. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, também esteve no local. 

O presidente da República, Jair Bolsonaro e a Primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, participam do Desfile cívico-militar de 7 de Setembro de 2022 e comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil
O presidente da República, Jair Bolsonaro e a Primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, participam do Desfile cívico-militar de 7 de Setembro de 2022 e comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil – Marcello Casal JrAgência Brasil

Uma diferença do desfile deste ano para os passados foi a presença de 27 tratores, cada um representando um estado brasileiro e o Distrito Federal. A presença desses veículos no desfile buscou representar a importância do setor agropecuário no país. 

Em campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro viu seus apoiadores na grande maioria do público presente. Pessoas com camisetas e bonés com o rosto e o nome do presidente gritavam seu nome a todo momento.

Uma multidão se espalhou pelo gramado da Esplanada durante o desfile, sem conseguir acessar as arquibancadas já lotadas. No meio do público, avistavam-se faixas com críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal e ao comunismo.

Bolsonaro não discursou durante o desfile.

Desfile cívico-militar de 7 de Setembro de 2022 e comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil
Desfile cívico-militar de 7 de Setembro de 2022 e comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil – Marcello Casal JrAgência Brasil

Na cidade do Rio de Janeiro a festa ficou localizada na praia de Copacabana cartão postal da capital carioca.

Milhares de patriotas assistiram a um verdadeiro espetáculo proporcionado pelos aviões da Esquadrilha da Fumaça.

Navios da Marinha desfilaram pela orla de Copacabana, atraindo a atenção da multidão que alí se encontrava.

Uma gigantesca motociata invadiu a orla de Copacabana na Avenida atlântica e contou com milhares de participantes.

Paraquedistas deram um outro show a parte realizando saltos que eram comemorados pela multidão que parecia incrédula no que estavam assistindo.

Um discurso feito pelo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, sem sombra de dúvidas, demonstrou um verdadeiro resultado de pesquisa eleitoral com a sua popularidade assistida por um verdadeiro mar de pessoas que pararam tudo que teriam que fazer, para ali estarem para lhe recepcionar.

As apresentações foram encerradas com tiros de canhão que partiram do Forte do Exército localizado na praia, e assim a comitiva presidencial se despediu de Copacabana no Rio de Janeiro em um dia que de fato, não só representou os 200 anos da independência do Brasil, mas que entrou para a sua história.

Edição: Bruna Saniele

EBC

ranoticias.com

Deixe uma resposta