Hospital público de Campos realiza sua primeira cirurgia de coluna na cidade.

Foto: Dr. Lara Martini Almeida

O fato inédito aconteceu nesta sexta-feira (2) no Hospital Ferreira Machado, unidade hospitalar administrada pela prefeitura de Campos dos Goytacazes.

O procedimento cirúrgico é indicado para casos de tratamentos de hérnias discais, além de outros distúrbios relacionados e que afetam a coluna vertebral.

A pioneira cirurgia foi comandada pelo Neurocirurgião, Dr Eduardo Piassi e sua equipe.

O Dr. Eduardo, especialista no procedimento, atua em Campos e Região já há alguns anos.

Segundo informou o médico Arthur Borges, superintendente do Hospital Ferreira Machado, a partir de agora, o procedimento será realizado no próprio Hospital Ferreira Machado, pelo Dr. Eduardo Piassi e seus assistentes.

Dr. Eduardo Piassi Clínica de Tratamento da Coluna e Dor CRM 733563 |  Facebook

A pioneira cirurgia foi realizada por meio de utilização de um endoscópico (pequeno tubo de metal com câmera e luz na extremidade), que permite ao experiente cirurgião, acessar e remover a hérnia de disco, descomprimindo a região com visualização direta das imagens ampliadas proporcionadas pelo equipamento, causando um dano mínimo ao tecido ósseo e muscular.

Neste tipo de cirurgia, a anestesia pode ser aplicada no local , associada à sedação ou a anestesia geral, que pode ser concluída em até 2 horas, O que permite que o paciente fique em pé em até poucas horas logo após o procedimento cirúrgico. “Normalmente o paciente pode receber alta no mesmo dia. Assim, o pós-operatório será menos doloroso e o retorno às atividades normais será mais rápido”, explicou o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e superintendente do HFM, o Dr.Arthur Borges.

Artrodese da Coluna Lombar - YouTube

O médico responsavel pela pioneira cirurgia pública em Campos, Dr. Eduardo Piassi, também falou que: “No mesmo dia da cirurgia o paciente já pode andar. Normalmente, a alta hospitalar pode ocorrer no mesmo dia da cirurgia. Não existe necessidade de repouso, porém existe uma restrição para o esforço físico. O retorno ao trabalho e à realização de exercícios físicos é precoce, e a prática de esportes é possível após um programa de reabilitação. Após a cirurgia, o paciente já pode dirigir, andar livremente, subir e descer escadas. Dependendo do trabalho desempenhado, pode ser retomado após 10 dias. Importante não realizar esforço físico no primeiro mês após a cirurgia”, finalizou.

RANOTICIAS.COM

Deixe uma resposta