Cirurgias de laqueadura começam a ser realizadas em São Francisco de Itabapoana.
A coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Thatiany Nascimento, explicou que incialmente as pacientes procuraram uma das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), passando por uma reunião com um enfermeiro, que detalhou todo o processo do Planejamento Familiar.
“Informamos todos os métodos contraceptivos que o município oferece gratuitamente: camisinha masculina e feminina, pílula anticoncepcional oral, anticoncepcional injetável, inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino), além das esterilizações cirúrgicas laqueadura e vasectomia (masculina)”, ressaltou a coordenadora.
Caso a pessoa decida fazer o procedimento de laqueadura, será encaminhada para avaliação médica com a ginecologista, que verifica todos os exames, passando ainda por acompanhamento da psicóloga com no mínimo três consultas, sendo que em pelo menos uma delas o marido precisa estar presente para assinar o termo de responsabilidade, e da assistente social, todas realizadas por profissionais do Planejamento Familiar.
“Depois que a mulher fizer todos os procedimentos, necessita passar pela cardiologista para o exame de risco cirúrgico. Após tudo pronto, retorna à médica do Planejamento Familiar, que confere os exames e marca a cirurgia, um processo que leva de 30 a 60 dias. Todos os exames e profissionais envolvidos no programa são disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), portanto, as pacientes não precisam ficar na fila de marcação, pois já saem das consultas com tudo agendado”, revelou Thatiany.
O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, destacou que a reabertura do Centro Cirúrgico, que completa três meses no próximo dia 19, ocorreu graças ao empenho da prefeita Francimara Barbosa Lemos.
“Classifico como um importante avanço para a Saúde do município. O Centro Cirúrgico também vai realizar, em breve, os procedimentos de vasectomia, estando aguardando apenas o envio da documentação por parte dos homens inseridos no Planejamento Familiar. Desde o início de junho, o município já realiza, quinzenalmente, a inserção do DIU nas pacientes que estão participando do programa”, informou Campista, acrescentando que tanto a vasectomia quanto a laqueadura são permitidas somente para maiores de 25 anos e que possuam dois filhos vivos.
ASCOM/SFI
ranoticias.com