Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, discute impactos que poderão ocorrer com implantação do Porto Central.

Reunião debate impactos do Porto Central em SFI.

Reunião debate impactos do Porto Central em SFI

O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Raliston Souza, recebeu nesta terça-feira (9) na sala de reuniões da prefeitura representantes do Porto Central, que será instalado no município vizinho de Presidente Kennedy, no Espírito Santo.

“É muito importante que acompanhemos de perto a chegada de um empreendimento deste porte para que, possamos construir juntos os frutos do desenvolvimento. Somos a favor da construção, nosso município está de portas abertas, mas temos muitas preocupações e estamos atentos”, salientou Raliston.

O vice-prefeito anunciou à gestora socioambiental do porto, Sueli Tonini, e ao engenheiro Jander Benevenuto, que a prefeita Francimara Barbosa Lemos instituiu um grupo de trabalho para acompanhar todas as fases das obras e operação. A criação da comissão foi publicada no Diário Oficial da última quinta-feira (4) e prevê a participação de representantes do Gabinete, Procuradoria-Geral e das secretarias municipais de Educação e Cultura; Governo e Relações Institucionais; Planejamento e Desenvolvimento; Obras, Serviços Públicos e Urbanismo; Meio Ambiente; e Trabalho e Desenvolvimento Humano.

Todos os órgãos estavam representados neste encontro e apresentaram questões como a garantia do uso de mão de obra local, além da possibilidade de prejuízo da balneabilidade das praias do litoral são franciscano e de mortandade de peixes em Barra do Itabapoana a partir das obras.

A representante do porto reconheceu a previsão de “impactos negativos”, sobretudo no decorrer dos trabalhos de de dragagem para fixação das estacas. Entretanto, segundo ela, os efeitos “serão temporários e estão previstos no processo de licenciamento ambiental”, que foi aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A partir de agora, o grupo de trabalho da prefeitura participará dos quatro fóruns que acompanham a implantação do porto.

ASCOM/SFI

ranoticias.com

Deixe uma resposta