Morre Sergio Paulo Rouanet, ex-ministro que deu nome à lei.
Rouanet ficou conhecido por ser o responsável
pela criação da Lei de Incentivo à Cultura.
Morreu neste domingo (3), aos 88 anos, o ex-ministro da Cultura Sergio Paulo Rouanet. Ocupante da cadeira de número 13 da Academia Brasileira de Letras (ABL) há 30 anos, Rouanet ficou conhecido por ser o responsável pela criação da Lei de Incentivo à Cultura, sancionada em 1991, o que fez com que a norma fosse apelidada com seu sobrenome.
Rouanet ocupou a função de titular da Secretaria de Cultura da Presidência da República entre março de 1991 e outubro de 1992. Apesar de assumir uma secretaria, o cargo de chefe da pasta era equivalente ao de ministro de Estado. Ao longo de sua gestão, Rouanet foi criticado por aderir ao governo Collor.
Além de ex-ministro, Rouanet também foi diplomata, filósofo, antropólogo, professor universitário, tradutor e ensaísta. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o ex-ministro convivia há alguns anos com a Doença de Alzheimer, patologia que tem como característica a perda de memória.
Motivo de polêmica, a lei que fazia referência a Rouanet passou por diversas mudanças no governo Bolsonaro, a começar pela nomenclatura da legislação, que deixou de ter oficialmente o sobrenome do ex-ministro e passou a se chamar apenas Lei de Incentivo à Cultura. Outros pontos como o valor limite de captação também foram alterados na atual gestão.
Por: Paulo Moura
PLENO.NEWS
ranoticias.com