Egito encontra e abre 250 sarcófagos selados há 2 mil anos.

Pesquisadores acharam tesouros

arqueológicos na região de Saqqara.

Sarcófagos descobertos no Egito

Nesta segunda-feira (30), o Egito anunciou a descoberta de 250 sarcófagos e 150 estátuas de bronze em um cemitério no sítio arqueológico de Saqqara, localizado ao sul do Cairo. Ao abrirem os caixões, os cientistas se depararam com múmias em “condições notavelmente boas”. Segundo os pesquisadores, os achados foram lacrados há 2.5oo anos.

Junto dos sarcófagos, os arqueólogos também encontraram coleções de vasos de bronze e um sistro, um tipo de instrumento de percussão. De acordo com informações do jornal The Mirror, entre as estátuas de bronze, estavam representações de deuses egípcios como Anúbis, Min, Osíris, Amon, Hathor, Bastet, Ísis e Nefertum, além do arquiteto, vizir e médico Imhotep.

Entre as descobertas, também está um papiro intacto com cerca de nove metros de comprimento. Nele, estão capítulos do Livro dos Mortos, conforme explicou o diretor do Conselho Supremo de Antiguidades do país, Mostafa Waziri.

Segundo Waziri, o papiro será levado até o laboratório do museu da praça Tharir, no Caio, para ser restaurado. Já os sarcófagos serão transportados para o novo Grande Museu Egípcio, que se situará no planalto de Gizé. O espaço será inaugurado pelas autoridades este ano. Na avaliação delas, os novos achados ajudarão a “reescrever a história” do período.

Por: Thamirys Andrade

PLENO.NEWS

ranoticias.com

Deixe uma resposta