‘Fantasma de Kyiv’ não morreu: “Continua vivo”, dizem forças armadas
Depois de relatos sobre a morte do mítico piloto, a Força Aérea Ucraniana desmentiu não só os rumores como a existência do militar, cuja história se tornou épica depois de muitos vídeos compartilhados
No dia 13 de março, um piloto chamado Stepan Tarabalka morreu nos céus ucranianos, depois de uma batalha contra os russos. O britânico The Times noticiou que a morte do major, de 29 anos, era também a morte do ‘Fantasma de Kyiv’, um mítico piloto que teria aterrorizado a Força Aérea russa ao abater 40 aeronaves.
No entanto, a Força Aérea Ucraniana veio desmentir, mais uma vez, a existência do ‘Fantasma’.
Através do Twitter, as forças armadas ucranianas afirmaram que “o ‘Fantasma de Kyiv’ continua vivo”, pois “personifica o espírito coletivo dos pilotos altamente qualificados da Brigada Tática de Aviação, que defenderam com sucesso Kyiv e a região”.
Os rumores sobre o ‘Fantasma de Kyiv’ começaram bem cedo na guerra, ainda em fevereiro, quando o próprio governo ucraniano catalogou com o apelido um piloto que teria destruído seis aeronaves russas, na região de Lugansk.
Os vídeos virais do suposto piloto mortífero foram-se seguindo, uns atrás dos outros, criando uma imagem épica de um ás dos céus imbatível, digno de filme. Um dos vídeos foi tão compartilhado que, pouco tempo depois, o Deutsche Welle analisou-o e confirmou que tinha sido retirado de um jogo de videogame.
As forças ucranianas vieram agora admitir que, apesar de Tarabalka ser, ele próprio, um herói morto em combate, o mito foi uma bem sucedida ação de propaganda.
“O fantasma de Kyiv é um super herói — uma lenda e personagem criada pelos ucranianos”, admitiram.
Para trás, fica a campanha de marketing, que colocou frente a frente um superpoder militar, dotado de uma força aérea composta por milhares de aeronaves, contra um único piloto. E fica também a venda de muitas, muitas t-shirts.
noticiasaominuto.com.br