Na França, Emmanuel Macron vence Marine Le Pen.
Segundo turno ocorreu neste domingo.
O presidente da França, Emmanuel Macron, foi reeleito neste domingo (24) ao obter entre 15,2 e 16,4 pontos de diferença sobre sua rival, a ultradireitista Marine Le Pen, segundo turno das eleições presidenciais. As informações são de quatro projeções de votos.
A maior vantagem é dada pelo instituto Ipsos, com 58,2% de Macron contra 41,8% de Le Pen, enquanto a menor aparece na projeção do Elabe (57,6% contra 42,4%).
Há cinco anos, o liberal Macron venceu a mesma Le Pen com uma vantagem de 10 milhões de votos, uma superioridade que foi reduzida à metade desta vez, segundo as projeções.
– É uma grande diferença – disse o ministro da Saúde, Olivier Véran.
Já o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Clément Beaune, afirmou que é “uma vitória clara”.
Por sua vez, o porta-voz do governo, Gabriel Attal, considerou que a reeleição de Macron é um “resultado histórico”.
Esta é a primeira reeleição de um presidente francês desde a vitória de Jacques Chirac, em 2002.
O segundo turno das eleições presidenciais caracterizou-se por uma baixa afluência, já estimada em cerca de 72%, que seria a mais baixa em 53 anos, desde as eleições de 1969. Além disso, os primeiros dados indicam que haveria 6% de votos inválidos.
Macron planeja falar à população somente quando resultados concretos forem divulgados e depois comemorar sua reeleição no Champ de Mars, a grande esplanada gramada localizada aos pés da Torre Eiffel que pode acomodar até 90 mil pessoas.
*EFE
PLENO.NEWS
ranoticias.com