Além do leste, Rússia também quer controlar o sul da Ucrânia.
General russo afirmou que o país está tentando
ganhar o controle de uma faixa de território que se
estende até a Moldávia.
A Rússia pretende assumir o “controle total” do sul da Ucrânia, disse um alto comandante militar russo nesta sexta-feira (22), embora não tenha ficado claro se o anúncio representa uma mudança da política oficial do Kremlin para a guerra. O general Rustam Minnekayev disse que uma segunda fase da guerra começou esta semana.
– Um dos objetivos dessa fase é assumir o controle total do Donbas e do sul da Ucrânia – disse.
De acordo com o general, a Rússia está tentando ganhar o controle de uma faixa de território que se estende até a Moldávia, o que permitiria que Moscou “influencie elementos críticos da economia ucraniana” e ganhe “mais um ponto de acesso” ao enclave da Transdnístria, um território separatista pró-Russia no leste da Moldávia.
Essas são metas muito mais ambiciosas do que as estabelecidas pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, nas últimas semanas, que se concentraram em ganhar o controle da região de Donbas, no leste da Ucrânia.
As metas apresentadas pelo general Minnekayev não parecem ser realistas, pelo menos por enquanto, já que os observadores militares questionam se a Rússia tem tropas e equipamentos suficientes para vencer em Donbas e no sul da Ucrânia, que abriga Odessa, uma cidade fortificada com 1 milhão de habitantes.
*AE
PLENO.NEWS
ranoticias.com