Johnson faz visita surpresa a Volodymyr Zelensky, em Kiev.
Primeiro-ministro britânico explicará o “novo pacote
de ajuda financeira e militar” oferecido pelo Reino
Unido para que a Ucrânia continue fazendo frente aos
ataques russos.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em visita a Kiev que não foi anunciada previamente. Uma imagem foi divulgada neste sábado (9), no Twitter da embaixada da Ucrânia no Reino Unido.
A delegação diplomática divulgou uma foto de ambos os líderes sentados frente a frente em um salão, juntos às bandeiras de seus países, e legendaram a imagem com a palavra “surpresa”.
Downing Street confirmou pouco depois o encontro na capital ucraniana, um dia após o Reino Unido anunciar o envio de novo material militar avaliado em 100 milhões de libras.
Um porta-voz do primeiro-ministro informou que a viagem representa uma “demonstração de solidariedade com os ucranianos” e que ambos abordaram “o apoio (britânico) à Ucrânia no longo prazo”.
Entre outras questões, Johnson explicará a Zelensky o “novo pacote de ajuda financeira e militar” oferecido pelo Reino Unido para que a Ucrânia continue fazendo frente aos ataques russos.
O chefe do governo britânico esteve pela última vez em Kiev no dia 2 de fevereiro, semanas antes do início da invasão russa, quando concedeu uma entrevista coletiva ao lado de Zelensky.
Nesta semana, uma delegação do governo ucraniano e altos cargos do Exército assistiram a demonstrações armamentistas em um campo de treinamento no sudoeste da Inglaterra, onde as forças armadas britânicas mostraram veículos blindados, defesas antiaéreas e outros equipamentos em funcionamento.
*EFE