Grupo Art Lata de São Francisco de Itabapoana se apresenta em evento na cidade de Italva
O grupo musical Art Lata, que é ligado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI), se apresentou durante uma cerimônia de entrega de certificados da Prefeitura de Italva, na Região Noroeste Fluminense. O evento aconteceu na noite de quinta-feira (17), no Pedra Branca Social Clube do município italvense.
“Na semana passada, recebemos o pedido, através da secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Italva, Ângela Souza, para que o Art Lata realizasse a apresentação. Solicitei ao diretor do Departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR), Júnior Junqueira, que providenciasse toda a logística necessária para que o grupo pudesse mostrar todo o seu talento no Noroeste Fluminense“, destacou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo.
Durante o evento, que teve a presença do vice-prefeito de Italva, Enilson Ferreira; da primeira-dama, Adriana Orato; da secretária Ângela Souza, entre outras autoridades, 47 alunos das oficinas de macramê, barbeiro e costura do Serviço de Convivência da Assistência Social receberam o Certificado de Conclusão. Houve ainda uma exposição com os trabalhos artesanais produzidos durante a capacitação.
Art Lata – Criado em 2005, o Art Lata é uma estratégia de intervenção que possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades de crianças e adolescentes, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.
O objetivo é ensinar a arte da percussão com instrumentos confeccionados com sucata pelos próprios instrutores, além de oferecer oficinas de música (violão e flauta doce, entre outros instrumentos), sob o comando do seu idealizador e mediador, Bruno Pereira.
As crianças e adolescentes do grupo apresentam um repertório variado, que inclui desde o Hino Nacional Brasileiro até clássicos como a nona sinfonia de Beethoven, já tendo se apresentado por toda a região, inclusive no Palácio das Laranjeiras, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
ASCOM/SFI
ranoticias.com