Zelensky alerta para ‘milhões de mortos’ sem apoio internacional
Presidente ucraniano apela por fornecimento de apoio
aéreo.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que milhões de pessoas podem morrer se os países ocidentais não fornecerem apoio aéreo contra a invasão russa e “fecharem” os céus da Ucrânia.
– No futuro será tarde demais. Acreditem, se continuar assim, verão como eles vão acabar fechando o céu, mas vamos perder milhões de pessoas – disse Zelensky em entrevista transmitida hoje pela emissora britânica Sky News.
– Não podemos parar isso sozinhos, isso só acontecerá se o mundo se unir em torno da Ucrânia – acrescentou o presidente, considerando que a unidade está avançando “muito lentamente”.
Ele também lamentou a morosidade na reação internacional.
– Ontem o mundo não fez nada, sinto muito, mas é verdade – disse Zelensky. Os aliados da Otan deveriam “pedir desculpas” aos ucranianos que perderam seus filhos por “não terem feito isso ontem, há uma semana”, afirmou.
Falando sobre o cerco da cidade de Mariupol, ele acusou a Rússia de tratar seus habitantes como “animais” e bloquear o acesso a comida e água.
– Se (os países ocidentais) estão unidos contra o nazismo e contra esse terror, eles devem fechar (o espaço aéreo ucraniano). Não espere que eu peça tantas vezes, milhões de vezes. Feche o céu – disse.
Questionado sobre a possibilidade da guerra se espalhar para além da Ucrânia, Zelensky afirmou: “A Terceira Guerra Mundial começará e só então eles farão uma zona de exclusão aérea, mas será tarde demais”.
*EFE
PLENO.NEWS
ranoticias.com