Nesta quarta-feira (8), o governo dos Estados Unidos (EUA) afirmou que a guerra na Ucrânia se intensificar nos próximos dias. De acordo com o país, existe a possibilidade de que a Rússia utilize armas químicas nos a taques.
O alerta sobre o agravamento do conflito foi feito ao governo dos EUA pela Agência Central de Inteligência (CIA), de acordo com veículos de imprensa internacionais.
Já a afirmação sobre o uso de armas químicas foi feita pela porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.
– Todos nós devemos estar atentos para que a Rússia possivelmente use armas químicas ou biológicas na Ucrânia, ou crie uma operação de bandeira falsa usando-as. É um padrão claro – apontou.
O ataque da Rússia à Ucrânia ocorreu na madrugada do dia 24 de fevereiro. O anúncio da “operação militar no leste da Ucrânia” foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, em um discurso transmitido na televisão. De acordo com ele, o objetivo era “proteger as pessoas que são submetidas a abusos, genocídio de Kiev durante oito anos”, e, para isso, ele buscaria “desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia e levar à Justiça aqueles que cometeram vários crimes sangrentos contra pessoas pacíficas, incluindo cidadãos russos”.