Presidente Zelensky admite que pode desistir da adesão à Otan

Líder ucraniano pode estar disposto a dialogar com

Vladimir Putin sobre exigências para o cessar-fogo.

Volodymir Zelensky Foto: EFE/EPA/PRESIDENCIAL

O presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, adotou pela primeira vez, em duas semanas de guerra, uma postura de moderação sobre uma possível adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

De acordo com o chefe de Estado, a organização “não está preparada para aceitar seu país”.

– Em relação à Otan, moderei minha posição sobre essa questão há algum tempo, quando entendemos que a aliança militar não está pronta para aceitar a Ucrânia – declarou, antes de alfinetar a Otan.

– A aliança tem medo de qualquer controvérsia e de um confronto com a Rússia – aproveitou para alfinetar a Otan, em entrevista à rede americana ABC, na madrugada de terça-feira (8).

Algumas horas mais tarde, Zelensky fez um discurso no Parlamento britânico, por meio de videoconferência, no qual invocou o ex-primeiro-ministro Winstor Churchill (1940-1945), sendo aplaudido de pé.

– Não nos renderemos e não perderemos. Lutaremos até o fim, no mar, no ar. Continuaremos lutando por nossa terra, custe o que custar, nas florestas, nos campos, nas costas, nas ruas – declarou.

Em junho de 1940, no momento em que a Alemanha nazista conquistava territórios na Europa, Churchill tinha feito uma promessa parecida em discurso ao Parlamento, em Westminster.

Zelensky discursa no Parlamento britânico Foto: EFE/EPA/PARLAMENTO RUK/JESSICA TAYLOR

Por: Monique Mello
PLENO.NEWS
ranoticias.com

Deixe uma resposta