EUA: ‘Bombardeio de Putin leva terror um passo à frente

Embaixada dos EUA na Ucrânia se pronunciou por

meio do Twitter.

Usina nuclear de Zaporizhzhia Foto: EFE/EPA/Zaporizhzhya NPP / HANDOUT

Nesta sexta-feira (4), os Estados Unidos classificaram como “crime de guerra” o ataque da Rússia contra a usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia. Os americanos também consideram o caso um exemplo da maneira “temerária” como a Rússia está realizando a invasão à Ucrânia.

A Embaixada dos EUA na Ucrânia se pronunciou por meio do Twitter e um oficial de alto cargo do Departamento de Defesa conversou com a imprensa nesta sexta-feira.

A condenação mais forte veio da embaixada, cujos diplomatas estão agora na Polônia.

– É um crime de guerra atacar uma usina nuclear, o bombardeio de (Vladimir) Putin contra a maior usina nuclear da Europa leva o seu reinado de terror um passo à frente – destacou a Embaixada.

A tag Haia foi incluída na mensagem, em referência à sede do Tribunal Penal Internacional (TPI) cuja procuradoria já abriu uma investigação na Ucrânia por crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Falando à imprensa, um alto cargo da Defesa lembrou que as usinas nucleares “não são construídas para resistir a conflitos armados” e que “não há desculpa” para a ofensiva russa.

Na noite de quinta-feira (3) houve um ataque russo à usina de Zaporizhzhia, onde ocorreu um incêndio em um dos edifícios. O fogo foi apagado pelos bombeiros na sexta-feira, após horas de incerteza.

Segundo o funcionário, os EUA não detectaram vazamentos radioativos como resultado do ataque russo, em avaliação feita com o regulador nuclear estatal da Ucrânia e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

A usina no sudeste da Ucrânia foi tomada pelo exército russo, mas está sendo gerida por equipes técnicas ucranianas.

*EFE

PLENO.NEWS

ranoticias.com

Deixe uma resposta