Rússia culpa Ucrânia por ataque à usina nuclear: ‘Provocação’
Ataque provocou incêndio na usina nuclear de
Zaporozhye.
O Ministério de Defesa da Rússia disse que a culpa do ataque na região do complexo militar é de sabotadores ucranianos. O porta-voz do ministério, o major-general Igor Konashenkov, informou em uma publicação que a usina nuclear de Zaporozhye, no sul da Ucrânia, está operando normalmente, e que já estava sob controle russo desde o dia 28 de fevereiro.
– Na última noite, em um território adjacente à usina nuclear, houve uma tentativa de nacionalistas do regime de Kiev de tentar fazer uma provocação monstruosa – disse.
De acordo com Konashenkov, a patrulha russa foi atacada por sabotadores russos no terreno ao lado do complexo com o objetivo de incriminar o Kremlin de “contaminação radioativa” na Europa.
O porta-voz informou ainda que, após a dominação da região, funcionários da usina continuaram normalmente o trabalho realizado no local. Segundo o ministério da Defesa, os militares ucranianos que guardavam a usina nuclear deixaram as instalações antes mesmo da chegada das tropas russas.
Para o general Konashenkov, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky utilizou em seu discurso sobre o incêndio palavras que “não deixam dúvidas” de que a situação teria sido organizada para “acusar a Rússia de criar uma fonte de contaminação radioativa”.
No Twitter, o conselheiro do Chefe do Gabinete da presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolak, publicou um vídeo da usina com a declaração “Toda a Europa corre o risco de repetir a catástrofe nuclear. Os russos devem parar o fogo!”.