Rússia inicia exercícios com submarinos nucleares em comunicado nesta quarta-feira (2).

Putin havia colocado forças nucleares do país em

“regime especial de alerta”.

Vladimir Putin, presidente da Rússia Foto: EFE/EPA/ALEXEI NIKOLSKY / KREMLIN POOL / SPUTNIK /

Após o presidente russo Vladimir Putin colocar as forças nucleares do país em alerta máximo, submarinos nucleares russos partiram para exercícios no Mar de Barents, e há lançadores de mísseis móveis na Sibéria.

Os submarinos haviam sido avistados nesta terça-feira (1°), porém o anúncio dos exercícios foi feito pelas Forças Armadas do Kremlin nesta quarta-feira (2).

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, os exercícios serão realizados apenas em território russo, e não em terras ucranianas. Os submarinos nucleares navegam nas águas do Mar de Barents, e os lançadores de mísseis estão sendo utilizados na Sibéria.

Em comunicado, a Frota do Norte da Rússia disse que vários de seus submarinos nucleares estavam envolvidos em exercícios para “treinar manobras em condições de tempestade”.

O órgão também afirmou que vários navios de guerra encarregados de proteger a área perto das bases navais russas na Península Ártica de Kola irão se juntar às manobras.

Na região de Irkutsk, no leste da Sibéria, unidades das Forças de Mísseis Estratégicos moveram lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais para praticar implantação secreta, segundo o Ministério da Defesa russo informou em comunicado.

Os grandes submarinos russos são da classe Borei e possuem 24 mil toneladas de deslocamento. Eles levam a bordo 107 tripulantes e têm um poder apocalíptico: 16 mísseis Bulava, cada um deles com 6 cargas nucleares independentes – um inventário de 96 ogivas atômicas.

Por: Monique Mello

PLENO.NEWS

ranoticias.com

 

Deixe uma resposta