Embaixadora dos EUA na ONU compara Putin a Hitler

Linda Thomas-Greenfield disse que líder russo

quer “a glória antiga” do Império Soviético.

Embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield Foto: EFE/EPA/Justin Lane

A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Linda Thomas-Greenfield, comparou o presidente russo Vladimir Putin ao ditador nazista Adolf Hitler.

Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU nesta quarta-feira (2), a diplomata afirmou que Putin quer “a glória antiga” do Império Soviético.

– Alguns dos ucranianos e russos mais velhos podem se lembrar de um momento como este; um momento em que uma nação europeia agressiva invadiu outra, sem provocação, para reivindicar o território do vizinho; um momento em que um ditador europeu declarou que retornaria seu império à sua glória antiga. [Foi] Uma invasão que causou uma guerra tão horrenda que deu origem a esta organização – afirmou.

A diplomata ainda apelou para que a Rússia pusesse fim ao que chamou de “guerra injustificada”.

– Hoje pedimos à Rússia para parar sua guerra não provocada, injustificada e inconcebível. Pedimos à Rússia para respeitar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia. Pedimos a outro vizinho da Ucrânia, Belarus, de quem vocês acabaram de ouvir, para parar de apoiar a guerra e parar de permitir que seu território seja usado para facilitar esta agressão – declarou.

Por: Gabriela Doria

PLENO.NEWS

ranoticias.com

Deixe uma resposta