Embaixador brasileiro alega razões de segurança e deixa Kiev
Norton Rapesta informou, porém, que seguirá
na Ucrânia para atender os brasileiros que
queiram deixar o país.
O embaixador brasileiro na Ucrânia, Norton de Andrade Mello Rapesta, informou que deixou, nesta terça-feira (1°), a embaixada brasileira em Kiev, capital do país do Leste Europeu, por conta da “deterioração da situação de segurança” na região. De acordo com Rapesta, a equipe da embaixada brasileira também deixou a cidade.
Os funcionários da representação diplomática seguiram para Lviv, onde está montado um posto de auxílio aos brasileiros que desejam sair da Ucrânia. A cidade fica a cerca de 70 km da fronteira com a Polônia. O embaixador disse que, apesar de ter saído da capital, não deixará o país até retirar todos os brasileiros que pedirem ajuda.
Em nota, o Itamaraty afirmou que presta assistência emergencial aos cidadãos que buscam deixar a Ucrânia e que decidiu abrir dois postos de atendimento consular. Além do posto em Lviv, para o qual seguiu o grupo que estava em Kiev, outro ponto foi aberto em Chisinau, capital da Moldávia, para auxiliar na saída dos brasileiros da Ucrânia pela Romênia.
– Por força da deterioração da situação de segurança em Kiev, embaixadas de vários outros países têm igualmente estabelecido missões de apoio fora da capital da Ucrânia, sobretudo em Lviv – informou o Itamaraty.
Por: Paulo Moura
PLENO.NEWS
ranoticias.com