Reunião em Belarus termina, mas negociação deve continuar e novo encontro pode ser a qualquer momento

Rússia e Ucrânia encontraram posições comuns e

devem apresentar propostas em seus países antes de

nova rodada de conversa.

Delegações de Rússia e Ucrânia negociam em Belarus Foto: EFE/EPA/SERGEI KHOLODILIN/BelTA/

O encontro em Belarus entre as delegações da Rússia e da Ucrânia, nesta segunda-feira (28), para negociar um cessar-fogo na guerra entre os dois países, terminou após cinco horas de reunião. Apesar de nenhum acordo ter sido anunciado, a agência russa RIA Novosti afirmou que as partes concordaram em ter uma nova rodada de negociação.

De acordo com a agência, o assessor presidencial da Rússia, Vladimir Medinsky, afirmou que os participantes passaram por toda a agenda em detalhes e encontraram pontos pelos quais é possível prever posições comuns.
Medinsky ainda acrescentou que uma nova reunião acontecerá nos próximos dias.

– Até lá [a próxima reunião], cada uma das delegações, a liderança de cada uma das delegações, consultará todas as posições de negociação com a liderança do país – disse Medinsky.

Do lado ucraniano, o chefe de gabinete do presidente da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, disse que as partes identificaram temas prioritários sobre os quais deliberaram soluções específicas e afirmou que esses temas serão desenvolvidos na segunda rodada de negociações.

Da comitiva russa fazem parte, além de Medinsky, o vice-ministro das Relações Exteriores, Andrey Rudenko; o vice-ministro da Defesa, Alexander Fomin, e o presidente do Comitê de Assuntos Internacionais da Duma (equivalente à Câmara dos Deputados), Leonid Slutsky.

Na delegação ucraniana, além de Podolyak, estão o ministro da Defesa, Alexey Reznikov; o chefe do partido “Servo do Povo”, David Arakhamiya; o primeiro vice-chefe da delegação ucraniana no Grupo de Contato para resolver a situação em Donbass, Andrey Kostin; o parlamentar Rustem Umerov e o vice-ministro das Relações Exteriores, Nikolay Tochitsky.

Por: Paulo Moura

PLENO.NEWS

ranoticias.com

Deixe uma resposta