Em guerra com a Ucrânia, a Rússia ampliou um “megacomboio” em volta de Kiev, capital do país. No total, as tropas russas cobram cerca de 64 quilômetros de extensão e tem por objetivo realizar uma ação semelhante à adotada pela Rússia quando invadiu as fronteiras ucranianas.
No fim da tarde desta terça-feira (1º), sirenes de alerta foram acionadas em Kiev, apontando para risco de ataques.
De acordo com agências internacionais de notícias, os russos pretendem executar disparos simultâneos, dificultando a defesa ucraniana.
O ataque da Rússia à Ucrânia ocorreu na madrugada do dia 24 de fevereiro. O anúncio da “operação militar no leste da Ucrânia” foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, em um discurso transmitido na televisão. De acordo com ele, o objetivo era “proteger as pessoas que são submetidas a abusos, genocídio de Kiev durante oito anos”, e, para isso, buscaria “desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia e levar à Justiça aqueles que cometeram vários crimes sangrentos contra pessoas pacíficas, incluindo cidadãos russos”.
O “megacomboio” conta com tanques, peças de artilharia, veículos, contêineres com armas e ainda outros equipamentos de logística militar.