Delegações de Rússia e Ucrânia iniciam negociação em Belarus
Países discutem possibilidade de um cessar-fogo após
quatro dias de combate.
As delegações de Rússia e Ucrânia iniciaram nesta segunda-feira (28), em Gomel, cidade bielorussa localizada perto da fronteira com a Ucrânia, as negociações sobre um possível cessar-fogo. A informação foi confirmada na manhã desta segunda pelo Ministério das Relações Exteriores de Belarus.
No domingo (27), horas depois de rejeitar uma negociação com a Rússia em Belarus, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mudou de ideia e decidiu negociar com Moscou “sem pré-condições”. Zelensky, que acusa Belarus de servir de plataforma para Moscou, disse ter telefonado ao presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.
Em seu canal oficial no Telegram, Zelensky afirmou que os dois lados se encontrariam perto do rio Pripyat. Mais cedo, também no domingo, uma delegação enviada de Moscou havia chegado em Gomel, cidade do sudeste da Belarus, também perto da fronteira com a Ucrânia.
– Concordamos que a delegação ucraniana se reuniria com a delegação russa sem pré-condições na fronteira ucraniana-bielorrussa, perto do rio Pripyat – afirmou o presidente ucraniano na ocasião.
Por: Paulo Moura
PLENO.NEWS
ranoticias.com