Ataque russo destrói maior aeronave do mundo, na Ucrânia
O Antonov Mriya An-225 foi atingido em aeroporto
próximo a Kiev, capital ucraniana.
A maior aeronave do mundo, o Antonov Mriya An-225, foi destruída em um ataque russo ao aeroporto Hostomel, perto de Kiev, neste domingo (27). A informação foi confirmada pelo Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia Dmytro Kuleba nas redes sociais.
– Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 ‘Mriya’ [‘sonho’ em ucraniano]. A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer! – escreveu.
A Ukroboronprom, fabricante de armas estatal ucraniana, também divulgou a informação.
– O maior avião de carga do mundo, o Antonov-225 Mriya, de fabricação ucraniana, foi queimado em um ataque russo ao aeroporto Hostomel, perto de Kiev – diz a publicação.
O AN225 pode levantar um peso de 600 toneladas contra 448 toneladas para o B747-8I e 548 toneladas para o A380-800. É composto por um sistema de pouso de 32 rodas e pode transportar uma carga útil de combustível total de 3.00.000 kg em uma distância máxima de 4.500 km.
O veículo de transporte aéreo de carga foi projetado pelo Antonov Design Bureau no SSR ucraniano dentro da União Soviética durante a década de 1980. Ele chegou a ser desativado por oito anos. Posteriormente, foi remodelado e reintroduzido em operação comercial com a Antonov Airlines , transportando cargas úteis de grandes dimensões.
De acordo com a fabricante, sua restauração custaria mais de US$ 3 bilhões e levaria muito tempo. No entanto, o governo ucraniano afirmou que irá fazê-lo.
POR: MONIQUE MELLO
PLENO.NEWS
RANOTICIAS.COM