Mourão: ‘Ou Ocidente usa força, ou Putin vai agir como Hitler’

Vice-presidente acredita que Putin

atacará outros países após

conquistar Ucrânia.

Vice-presidente Hamilton Mourão Foto: VPR/Adnilton Farias

O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, declarou nesta quinta-feira (24) que as lideranças dos países ocidentais devem usar a força contra a Rússia após a invasão à Ucrânia promovida pelo presidente Vladimir Putin. Caso contrário, segundo Mourão, Putin iniciará um plano de expansão semelhante ao da Alemanha nazista de Hitler.

– Tem que haver o uso da força. [É necessário,] Realmente, um apoio à Ucrânia maior do que o que está sendo colocado. Essa é a minha visão – disse Mourão a jornalistas ao chegar ao seu gabinete no Palácio do Planalto, em Brasília.

Na análise do general, não é apenas Kiev que está ameaçada, pois, caso consiga anexar a Ucrânia, Putin irá avançar sobre outros países, começando pelos que compunham a antiga União Soviética.

– Se o mundo ocidental pura e simplesmente deixar que a Ucrânia caia por terra, o próximo vai ser a Moldávia, depois os Estados bálticos [Estônia, Letônia e Lituânia] e depois sucessivamente. Igual a Alemanha hitlerista fez no final dos anos 30 – comparou.

Mourão disse que o Brasil tem se posicionado na Organização das Nações Unidas (ONU) em favor da soberania da Ucrania e “respeitando os princípios básicos do Direito Internacional”. Apesar das declarações, ele defendeu que, “por enquanto, não temos nenhuma outra coisa a fazer além disso”.

Caricatura retrata Hitler e Putin

PUTIN E HITLER
Mourão não é o primeiro a comparar Putin com Hitler. Como foi publicado pelo Pleno.News, o perfil oficial da Ucrânia no Twitter publicou uma caricatura dos dois líderes na madrugada desta quinta-feira.

Após divulgar a imagem que retrata o presidente russo como um aprendiz do líder nazista, o perfil disse ainda que não se tratava de um meme, mas da realidade. Veja a publicação clicando aqui.

Foto capa: Correio Braziliense

Por: Pierre Borges

PLENO.NEWS

ranoticias.com

Deixe uma resposta