Fortes chuvas castigaram cidades da região neste final de semana

As fortes chuvas, que já haviam sido anunciadas, caíram na noite do último sábado (19) e provocaram um rastro de destruição por onde passaram.

Dentre os municípios mais castigadas na região, está o de São José dos Calçado na divisa entre os estados do ES e RJ. O rio que corta a cidade transbordou e as águas atingiram um metro e meio nas paredes das casas que ficam na área central.

Fotos: Nathalia Ambrozinho
A residência do casal de comerciantes e produtores rurais, Almir e Bete Pimentel, foi atingida e o seu interior invadido, com as águas chegando a marca de um metro e meio, fazendo com que muita coisa fosse perdida, pois mesmo com um mutirão que corria de forma frenética para tentar salvar e levantar móveis, eletrodomésticos e tudo que poderia ser suspenso, não tiveram êxito devido a altura em que a água chegou.

O prefeito da cidade de Calçado, (Antônio Cuíca) chegou a gravar um vídeo onde pedia o empenho e o esforço de todos no sentido de se prepararem para a chegada das fortes águas que haviam acabado de castigar o distrito de São Benedito e se encontravam à caminho do município de Calçado.

Ao chegarem, deixaram a cidade de Calçado totalmente alagada:

Vídeo: Nathalia Ambrozinho

Em Bom Jesus do Norte, tendo sua cota de transbordo em 2,40, o Rio Itabapoana, atingiu a medida de 4, 20m, deixando 820 pessoas desalojadas e 15 desabrigadas.

Cidades como Guaçuí, que faz divisa com Calçado, teve a estrada ES 486 interditada, obrigando usuários a terem que desviar o caminho, pela estrada do “Café), pois não havia passagem devido a queda de barranco.

Rua alagada em Alegre

Foto: A Gazeta

No sábado a cidade de Alegre também foi alvo das fortes chuvas.
Após as águas começarem a baixar neste domingo (20), veio o duro e triste trabalho de limpeza e levantamento dos custos dos prejuízos deixados pelo rastro de destruição provocados pelas enchentes.

Em São Francisco de Itabapoana, a Defesa Civil emitiu estado de alerta nesta noite de domingo para as localidades ribeirinhas do Rio Itabapoana.

O comunicado é direcionado principalmente para as localidades de Máquina, Lagoa Feia, Ingá, Barra do Itabapoana e Divisa, todas essas comunidades são ribeirinhas ao Rio Itabapoana, e correm o risco de cheia do rio nas próximas horas.

O alerta Defesa Civil, também deixou os telefones em que o órgão vem utilizando para receber os chamados de emergência por parte dos moradores, são eles: (22) 2789-1885 e 153. Segundo a Defesa Civil.

O risco de cheia do Rio Itabapoana na cidade de São Francisco de Itabapoana, no norte do Rio de Janeiro, se dá, devido às fortes chuvas que castigaram durante o fim de semana, cidades como Bom Jesus do Itabapoana e mais algumas cidades capixabas que fazem parte da bacia hidrográfica do Rio Itabapoana, como por exemplo,São José do Calçado, o próprio município de Bom Jesus do Norte, Apiacá e Mimoso do Sul, o que provavelmente vai fazer com que suba ainda mais o nível do rio, que já vem sendo considerado alto há vários dias.

ranoticias.com

 

Deixe uma resposta