Britânicos declaram alerta vermelho devido a tempestade que se aproxima

A tempestade já denominada de “Eunice”, se aproxima de

áreas do país e poderá provocar ventos fortes de até 140 Km.

Uma tempestade explodiu o telhado de um prédio de apartamentos em uma rua em Gelsenkirchen, Alemanha, em 17 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2022

O Serviço de Meteorologia Britânico (Met, sigla em inglês) emitiu alerta máximo, com perigo de vida, para o sul do País de Gales, os condados ingleses de Devon, Cornualha e Somerset (oeste), bem como Londres e a área do sudeste inglês.

Outras regiões do país também estão em alerta para ventos fortes, e as autoridades decidiram suspender as aulas e os serviços ferroviários.

As autoridades pediram à população que evite deslocamentos devido ao perigo de queda de árvores ou outros objetos.

O governo britânico realizou, nessa quinta-feira (17), reunião de emergência da Comissão para as Contingências Civis [conhecida como Cobra, responsável por determinar medidas em situações de emergência nacional] para avaliar os preparativos, determinando o destacamento do Exército para algumas áreas, sobretudo o sudoeste da Inglaterra, que podem sofrer inundações ou cortes de energia.

O meteorologista-chefe do Met, Paul Gundersen, disse que o aviso “vermelho” “indica perigo significativo à vida porque ventos extremamente fortes podem causar danos às estruturas” das casas.

Os aeroportos de Heathrow e Gatwick, em Londres, pediram aos passageiros que verifiquem suas viagens, pois algumas companhias aéreas estão cancelando voos devido ao mau tempo.

A companhia aérea holandesa KLM disse que cancelará pelo menos 170 voos entre Londres e o aeroporto de Amsterdã.

A meteorologista Annie Shuttleworth alertou hoje que “as pessoas terão atrasos nos transportes e ainda falta de energia, devendo evitar viajar e ficar em casa quando os ventos atingirem a potência máxima”.

Os meteorologistas comparam a força da Tempestade Eunice, que poderá alcançar rajadas de vento de até 140 quilômetros por hora, com a grande tempestade que o Reino Unido registrou em 1990 e com os poderosos eventos climáticos ocorridos nos invernos de 2013 e 2014.

Imagens por onde passou na polônia:

Tornado na Cracóvia, na Polônia.
Em Hamburgo, uma onda violenta formada pelo mau tempo quebrou as janelas de uma balsa que navegava no rio Elba.
Esta semana em Hamburgo.
 
Foto capa: PX Fuel

Por RTP* – Londres

EBC

ranoticias.com

Deixe uma resposta