Covid-19: prefeitura de São Francisco de Itabapoana adia retorno das aulas presenciais para 9 de março
A medida considera dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que apontam que, na última semana, 40% da população são franciscana testaram positivo para a doença.
“Apesar de não registramos casos graves como antes, graças à vacina, estamos nos precavendo, pois um profissional leva, no mínimo, 10 dias afastado do trabalho caso seja infectado”, afirmou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, que apontou outro dado preocupante: a baixa procura pela vacinação infantil.
Conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) o município tem aproximadamente 3.500 pessoas com idade entre 5 e 11 anos, mas somente 321 receberam a primeira dose até quarta-feira (2).
A prefeita ressaltou que, cabe aos pais esta decisão, mas instituições importantes, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria, recomendam a vacina. “Minha filha Maria Fernanda, de nove anos, recebeu nesta semana a dose e não teve nenhuma reação. Eu, como mãe, recomendo aos pais e responsáveis que façam o mesmo para preservar nossas crianças”, disse.
O secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, informou que todos os funcionários da sede da Smec e das unidades escolares serão testados obrigatoriamente no retorno. Além disso, em parceria com a SMS, a vacinação dos profissionais ocorrerá nas escolas para facilitar e adiantar o processo de imunização, que registra 97% deste público com segunda dose.
“Nosso foco sempre será a educação, mas não podemos deixar de nos preocupar com a saúde. No retorno, distribuiremos kits com álcool e máscara para alunos e profissionais”, destacou, informando que o encontro pedagógico que, aconteceria nos dias três e quatro deste mês, foi transferido para sete e oito de março.
ASCOM/SFI
ranoticias.com