Cabul: Bebê entregue a soldado em aeroporto reencontra família
Sohail Ahmadi, de dois meses, está com o avô,
Mohammad Qasem Razaw.
A cena de um bebê sendo entregue pela família a um soldado dos Estados Unidos, em meio ao caos no aeroporto de Cabul após a volta do Talibã ao Afeganistão, comoveu o mundo em agosto de 2021. Após cinco meses desaparecido, o pequeno Sohail Ahmadi foi devolvido aos seus parentes nesse sábado (8).
O bebê de dois meses está com o avô, Mohammad Qasem Razaw, que ainda se encontra em Cabul. A família, agora, negocia meios de reunir o bebê com seus pais e irmãos, que estão refugiados nos Estados Unidos.
Segundo relato da pai, Mirza Ali Ahmadi, a decisão de entregar o filho ao militar teve de ser tomada às pressas diante dos portões do aeroporto de Cabul. Junto de sua esposa e mais cinco filhos, Mirza temia que o pequeno fosse esmagado pela multidão que tentava escapar do regime do Talibã.
Mirza e sua esposa, Suraya, acreditavam que chegariam rapidamente até a entrada, que estava a cinco metros de distância, e reencontrariam o bebê. Contudo, o Talibã fez investidas para repelir a multidão, e a família levou mais de meia hora para alcançar o outro lado do aeroporto. Quando Mirza e Suraya finalmente chegaram, Sohail não estava mais lá.
Mirza explica que ele e um comandante militar vasculharam todo o aeroporto, incluindo a área especial para crianças, e não encontraram o bebê.
Acontece que Sohail havia sido encontrado sozinho, chorando no chão, pelo motorista de táxi Hamid Safi, de 29 anos. Hamid decidiu levá-lo para sua casa, e, após meses, conseguiu localizar o avô, Mohammad Qasem Razaw, e entregar o menino. Agora, resta a missão de devolver Sohail a seus pais, nos EUA.
Por: Thamirys Andrade
PLENO.NEWS
RANOTÍCIAS