México: Carro com 10 corpos é abandonado em praça
Automóvel foi deixado em frente à sede do
governo de Zacatecas, no Norte do país.
Um carro com dez corpos foi abandonado nesta quinta-feira (6) em frente ao Palácio do Governo do estado de Zacatecas, no Norte do México, situado na praça central da capital de mesmo nome.
– Às 5h30 (horário local; 8h30 em Brasília), fui informado de um carro cinza que vieram deixar aqui, em frente ao Palácio do Governo, com corpos aparentemente espancados e feridos – disse o governador de Zacatecas, David Monreal, em mensagem publicada nas redes sociais.
Embora não tenha detalhado o número de corpos encontrados, o governador confirmou o fato após uma visita à praça principal da capital do estado, também chamada Zacatecas. Segundo ele, o veículo foi abandonado ao lado da árvore de Natal.
– Conseguimos capturar os supostos responsáveis ligados aos acontecimentos que ocorreram hoje na capital do estado, mas não podemos detalhar a informação para não afetar o processo – disse Monreal, em vídeo, horas depois.
O governador de Zacatecas comentou que instruiu as autoridades competentes, “em coordenação com o Ministério Público, a comunicar constantemente o progresso à população de Zacatecas”.
– Estes tipos de acontecimentos são uma reação aos resultados da operação Zacatecas 2, que levou a uma diminuição da criminalidade, particularmente nos homicídios e sequestros.
Em cartaz informativo, a Secretaria de Segurança Pública e Proteção do Cidadão detalhou que, na madrugada desta quinta-feira, o serviço de emergência recebeu uma chamada sobre o fato de um Mazda CX3 ter sido observado em frente ao Palácio do Governo.
– Um homem saiu do carro e se dirigiu para o beco de Las Campanas, deixando o veículo abandonado, razão pela qual foi pedido apoio às autoridades – explicou.
A Secretaria de Segurança Pública e Proteção do Cidadão coordenará o caso com o governo estadual, a Mesa de Paz e a Procuradoria-Geral do estado.
O governador assegurou que, desde o ano passado, a presença da Guarda Nacional e da Secretaria de Defesa Nacional foi reforçada no estado, “o que trouxe uma melhoria da segurança e uma redução dos homicídios”.
Na mesma mensagem, Monreal reiterou que o desafio nacional é a insegurança e afirmou que “é uma questão pendente no país e, consequentemente, no estado”.
Segundo dados preliminares do governo federal divulgados nesta quinta, o México encerrou 2021 com 33.410 homicídios dolosos, uma redução de 4,1% em comparação aos 34.554 casos do ano anterior.
O estado de Zacatecas registrou um aumento substancial da violência no segundo semestre do ano e foi palco de vários massacres e execuções, assim como do aparecimento de corpos enforcados.
*EFE
PLENO.NEWS
RANOTÍCIAS