Guarda Ambiental de São Francisco, notifica responsável por queimada em Barra do Itabapoana
A Guarda Ambiental (GAM) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) atendeu nesta quinta-feira (6) uma ocorrência de queimada na localidade de Barra do Itabapoana. O responsável foi notificado.
Segundo informações da secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, o órgão foi acionado a partir de denúncia de moradores, que pode ser realizaa através do telefone (22) 98161-6713. “O fogo provocou grande quantidade de fumaça, o que contribui com problemas respiratórios em moradores da redondeza”, disse.
Incêndios deste tipo podem ser considerados crime. O artigo 54 da Lei nº 9.605/1998 afirma que “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou destruição significativa da flora” pode gerar “reclusão, de um a quatro anos, e multa”.
“Pedimos que a população ajude na conscientização de combate à queimadas e não deixem de denunciar”, afirmou o subsecretário de Meio Ambiente, Manoel Mendes.
ASCOM/SFI
RANOTÍCIAS