Diferente da capital, 42 cidades de SP cancelam Carnaval de 2022

Gestores temem aumento de contaminação.

Governador João Doria assistindo ao carnaval paulista de 2019
Governador João Doria assistindo ao Carnaval paulista de 2019 Foto: Governo do Estado de São Paulo

Até agora, 43 cidades do estado de São Paulo já anunciaram o cancelamento do Carnaval de 2022, devido à pandemia do coronavírus. Em cinco delas, será o segundo ano consecutivo que o evento não será comemorado. No entanto, na capital, a folia será mantida.

Apesar da vacinação avançando e da queda tanto da taxa de casos de Covid quanto da taxa de ocupações hospitalares devido à doença, alguns gestores municipais preferiram cancelar o evento para não correrem riscos de provocar um aumento de contaminação.

Nesta terça-feira (23), a média móvel diária é de 72 mortes no estado de São Paulo. O número é 15% maior do que o de duas semanas atrás, o que indica, segundo especialistas, uma tendência de estabilidade. Por outro lado, com um valor 33% maior do que o registrado há duas semanas, a média diária de casos é de 1.400 e indica tendência de alta.

Há também municípios que dizem não possuir verba para a festa, como Sorocoba, onde a prefeitura avisou as escolas de samba que não irá disponibilizar dinheiro público para o evento. Neste caso, porém, as escolas estão se organizando de forma independente para o evento. O exemplo de Sorocaba foi seguido por cidades como Taubaté. Mas também há municípios, como Jundiaí, que proibiram qualquer tipo de festa no período.

Apesar da cautela dos municípios, a prefeitura da capital está mantendo o calendário do evento e já recebeu 867 inscrições para desfiles em blocos de rua. Além disso, a expectativa é de que o Carnaval paulista tenha a participação de 15 milhões de foliões.

Embora a realização da festa esteja condicionada à situação da pandemia nas datas próximas ao feriado, a Prefeitura de São Paulo sinalizou que o Carnaval da cidade ocorrerá sem restrições sanitárias.

O prefeito, Ricardo Nunes, sugeriu a criação de um comitê entre as cidades que sediam os maiores Carnavais do país, como São Paulo, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A ideia é tomar decisões de forma conjunta sobre monitorar e formular políticas de saúde que reduzam os riscos da pandemia durante o Carnaval. Até o momento, a proposta foi aceita por São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Confira quais cidades paulistas cancelaram a folia:
– Barrinha
– Borborema
– Botucatu
– Cabreúva
– Campo Limpo Paulista
– Cunha
– Dobrada
– Dumont
– Franca
– Guariba
– Guatapará
– Ibitinga
– Itápolis
– Itatiba
– Itupeva
– Jaboticabal
– Jarinu
– Jundiaí
– Lins
– Marília
– Mogi das Cruzes
– Monte Alto
– Monteiro Lobato
– Natividade da Serra
– Paraibuna
– Pitangueiras
– Poá
– Potirendaba
– Pradópolis
– Roseira
– Salesópolis
– Santa Ernestina
– Santa Isabel
– Santo Antônio do Pinhal
– São Bento do Sapucaí
– São Simão
– Sorocaba
– Suzano
– Taquaritinga
– Taubaté
– Ubatuba
– Várzea Paulista

Por: Pierre Borges

PLENO.NEWS

RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta