Feriado prolongado com chuvas fortes e ruas alagadas em Campos
Chove em Campos há mais de 48 horas e alguns pontos seguem alagados, o que prejudica pedestres e motoristas. O cruzamento da avenida Souza Mota com a rua Lindolfo Fraga, em Guarus, por exemplo, ficou cheio de água desde segunda (11) e nesta terça (12) a situação permanecia a mesma. Segundo a Defesa Civil, entre domingo e segunda foram registrados 71,6 milímetros de chuva somente na área central do município. O órgão também emitiu um alerta de ressaca em Farol de São Thomé.
Os secretário de Governo e de Defesa Civil, respectivamente, Juninho Virgílio e coronel Alcemir Pascoutto, vistoriaram na manhã desta terça a localidade de Poço Gordo para identificar o que vem ocasionando constantes alagamentos naquela região em períodos chuvosos. Todas as questões verificadas serão concentradas num relatório, que poderá servir de base para a busca de alternativas para minimizar os transtornos causados à população.
Uma equipe da Defesa Civil estava em atendimento no Santa Rosa, realizando o corte de uma árvore que caiu sobre o muro de uma residência. Nesta quarta-feira (13), o órgão estará no Novo Jóquei, utilizando bombas para drenar a água acumulada da chuva em alguns pontos do bairro.
O cruzamento da Souza Mota com a Lindolfo Fraga, no Parque Vera Cruz, é um ponto comum de alagamento em Campos nos dias de chuva. Com as vias alagadas, os motoristas de carros, ônibus e caminhões foram obrigados a se arriscarem a passar pelo meio da água. Em dezembro de 2020, a Prefeitura de Campos chegou a fazer uma obra de drenagem para solucionar o problema de alagamento, mas a intervenção não surtiu efeito. Outros pontos de alagamentos também foram registrados, como em ruas do Novo Jóquei.
Já em outros pontos conhecidos por alagar em dias de chuva, como nas imediações do Shopping Popular Michel Haddad e no cruzamento das ruas Rocha Leão com Conselheiro Tomás Coelho, não houve registros de água acumulada nesta terça.
De acordo com a Defesa Civil, entre domingo e segunda foram registrados 71,6 mm de chuva na área central; 81,8 mm no pluviômetro do Parque Cidade Luz; 76,8 mm no Jardim Carioca; 79,6 mm em Arraial; 78,4 mm em Serrinha; 70,2 mm em Dores de Macabu; 64,6 mm em Baixa Grande; e 57,6 mm em Farol.
Ressaca – Com base em um alerta da Marinha, a Defesa Civil de Campos orienta motoristas e pedestres a não circularem pela orla do Farol de São Tomé entre a madrugada desta terça e a manhã de quarta-feira (13). Devido às condições favoráveis à ocorrência de ressaca no litoral do município, a faixa litorânea, que vem sendo atingida desde o inverno em períodos de ressaca, pode sofrer novos impactos principalmente no Xexé e em Gaivotas.
A população pode acionar a Defesa Civil a qualquer momento do dia ou da noite através dos telefones 199 ou (22) 98175-2512.
Próximos dias – Para esta quarta-feira (13), a previsão é de mais chuva, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe). A temperatura varia entre 20ºC (mínima) e 26ºC (máxima), com probabilidade de 90% de chuva. O período chuvoso deve cessar a partir de quinta-feira (14), quando os termômetros devem marcar 21ºC (mínima) e 28ºC (máxima), e a probabilidade de chuva cai para 5%.