Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias; veja vídeo
Presidente da Espanha adiou viagem à ONU para
acompanhar de perto trabalho na área atingida;
atividade da lava no momento não oferece risco de
tsunami no Brasil.
O Cumbre Vieja, vulcão das Ilhas Canárias que deixou autoridades da Espanha em estado de alerta na última semana por dar sinais de atividade após quase 50 anos inativo, entrou em erupção neste domingo, 19, na região de La Palma. Mesmo ficando na costa da África, o vulcão era monitorado pelo Instituto Geográfico Nacional do governo da Espanha, responsável pela administração da área, desde o último dia 11. A informação oficial da erupção foi passada à população às 15h35 no horário local (11h35 no horário de Brasília) e um plano traçado nas últimas semanas, com o monitoramento aéreo da lava e a coordenação de evacuações foi colocado em prática. Até o momento, a erupção é considerada como de baixo impacto, mas o Conselho de Saúde do governo das Ilhas Canárias informou que tem recursos e equipamentos sanitários suficientes para fazer a evacuação da ilha com quase 85 mil habitantes em caso de necessidade.
De acordo com o boletim mais recente do órgão, mais de 6,6 mil tremores foram registrados até o momento com a atividade sísmica do Cumbre Vieja. Até o momento, três rodovias foram fechadas e pessoas com mobilidade reduzida foram convidadas a se retirar de pelo menos sete regiões da ilha. “Pedimos à população que não se aproxime da zona de erupção para evitar riscos desnecessários. Também lembramos que é importante manter as rodovias livres para que elas possam ser utilizadas pelas equipes terrestres”, afirmou comunicado do governo nas redes sociais. O Ministério do Interior espanhol enviou 75 agentes policiais e 130 membros da guarda civil do país até a ilha, assim como um helicóptero e patrulhas de reforço para ajudar no monitoramento da situação no local.
A Comissão Científica do Plano Especial de Proteção Civil e Atenção a Emergências por Risco Vulcânico (Pevolca) tinha declarado no último dia 15 um nível de alerta de erupção amarelo, o que, de acordo com o termômetro da comissão, significava um aumento da sismicidade com emissão de gases e uma possível erupção sem qualquer risco à população. Neste domingo, o órgão aumentou o nível para laranja, o que ainda demonstra uma erupção sem risco à população. O último nível de alerta local é o vermelho, que denuncia riscos à população, casas locais e ao meio ambiente.