Moradores denunciam grande quantidade de lixo na Praia de Atafona, em São João da Barra
O perigo e a ameaça é real: o lixo no mar causa prejuízos ambientais, econômicos e aos banhistas, por isso a insistência neste assunto é tão urgente e atual, visto que com a pandemia do coronavírus o uso de materiais descartáveis aumentou, contribuindo para poluir ainda mais praias e oceanos. Neste feriadão de 7 de Setembro, moradores da Praia de Atafona no Litoral de São João da Barra, denunciaram uma grande quantidade de lixo na extensão de areia.
De acordo com moradores, é uma falta de respeito dos frequentadores no momento em que jogam lixo na praia. “Eles aproveitam o mar e esquecem a consciência ecológica, além de que diversos moradores da área limpam constantemente a sujeira deixada pelos banhistas”, indignada contou uma moradora.
Ainda de acordo com moradores, são retirados da faixa de areia tipos diferentes de lixo que contribuem para degradação do meio ambiente. “Garrafas de plástico, de vidro, diversos tipos de papéis, envelopes, canetas, pontas de cigarro e latas. Teve um dia que retirei da praia mais de 25 tipos diferentes de sujeira”, destacou uma moradora.
Um estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, aponta que a contaminação dos oceanos, principalmente por plásticos, é responsável pela morte de cerca de 100 mil animais os todos os anos. Segundo o presidente do conselho da Associação MarBrasil, Ariel Scheffer, cerca de 700 espécies marinhas são afetadas pela poluição plástica nos mares, incluindo mais de 260 espécies sob algum grau de ameaça de extinção.
Procurada, a Prefeitura de SJB não deu detalhes de como ocorre a limpeza das praias sanjoanenses.