Quinta-feira(26), foi marcada por comemoração do Nuprapac em SFI
Café da manhã marca início das comemorações dos quatro anos do Nuprapac.
Destacando que o custeio do espaço é feito exclusivamente por meio de recursos próprios da prefeitura, Francimara revelou seu orgulho pela assistência prestada pela equipe multidisciplinar composta por oncologista clínica, enfermeira, urologista, psicóloga e assistente social.
“Em quatro anos foram cerca de cinco mil atendimentos. Nossa proposta é ampliar esses serviços, o que contempla, por exemplo, a mudança para uma sede maior, para colhermos ainda mais frutos, que são as curas dos nossos pacientes”, pontuou a prefeita, que estava acompanhada do ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos, além de secretários, assessores e vereadores.
Responsável pela coordenação do Nuprapac, a oncologista clínica, Elizabeth Uhl, destacou que ao longo de quatro anos, foi implantado o programa de cessação do tabagismo e promovidas diversas campanhas de conscientização sobre vários tipos de câncer. “Sempre atuamos com uma visão de prevenção e abordagem familiar muito grande, o que é raro. Cada vez mais temos o apoio da gestão para prosseguirmos com esse trabalho sério, que inclui um diagnóstico precoce, pois não podemos perder tempo”, disse. Ela ressaltou ainda que a assistência não foi paralisada durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde.
Moradora de Travessão de Barra, Elisângela Tavares, acompanhava o pai Romildo, de 72 anos, para uma consulta. “Aqui o atendimento é excelente. A forma como o urologista Gustavo Araújo e toda a equipe nos tratam passa uma energia muito boa”, afirmou, contando que, ao longo de cerca de dois meses, o paciente já passou por diversos exames encaminhados pelo órgão e agendados pelo Departamento de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.
A programação de aniversário do Nuprapac prossegue nesta sexta-feira (27) com panfletagem no Portal da cidade. O tema será a conscientização sobre tabagismo e vários tipos de câncer.
ASCOM/SFI
RANOTÍCIAS