Sem transporte público e sem apoio do governo municipal de Campos, moradores de Serrinha, Tapera e Ururaí fecham BR-101
Manifestação ocorreu nesta tarde de quinta-feira (19).
Dezenas de moradores da localidade da Tapera, em Campos, fecharam a BR-101, no trecho que liga Campos ao Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (19). Munidos com cartazes e faixas, eles atearam fogo em pneus e galhos de árvore, interditando totalmente os dois sentidos da estrada. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, que acompanhou o protesto, o engarrafamento chegou a três quilômetros em ambos os sentidos.
No local, os moradores disseram que, desde o início do governo, pessoas estão chegando atrasadas no trabalho porque não há, por exemplo, transporte público. Eles alegam que as poucas vans que têm, quando passam, passam cheias. “É um absurdo o que estamos vivendo aqui. Não temos nada. Durante a campanha eleitoral, Wladimir esteve aqui, fez promessas e, agora eleito, não manda sequer um representante aqui. Estamos passando muita dificuldade sem transporte”, disse Maria da Conceição, moradora da Tapera há 15 anos.
A também moradora Cristina Ferreira diz que na última terça-feira, ela ficou horas no ponto de ônibus esperando por um coletivo. “A gente tem que se submeter a isso. Ficamos horas esperando um transporte e nada. Desisti de ir ao Centro e acabei perdendo compromisso de trabalho”, desabafou a desempregada.
O prefeito Wladimir Garotinho estava em Brasília. A expectativa é de que ele esteja em Campos ainda nesta quinta-feira para inaugurar uma Vila Olímpica. A reportagem do jornal Notícia Urbana entrou em contato com a assessoria da prefeitura, que, em nota, informou que a Rogil entrou na Justiça com um mandado de segurança solicitando a retirada das vans nas mesmas linhas operadas pela empresa, sob pena das vans serem apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Com isso, a operação das vans está suspensa na região. O IMTT já entrou com um recurso, questionando a decisão. A fiscalização do IMTT está atuando para que a Rogil coloque veículos nas linhas e preste o serviço adequado, com cumprimento regular dos horários, e a empresa será notificada diante das irregularidades detectadas.
Por: N.U.
RANOTÍCIAS