A forte chuva que afetou a cidade de Campos na última madrugada:

Casas desabam após forte chuva em Campos nesta

madrugada de terça-feira.

Casas desabam após forte chuva em Campos

No intervalo de duas horas e meia, entre às 23h30 de segunda-feira (16) e às 2h desta terça-feira (17), o volume de chuva registrado pela Secretaria de Defesa Civil em alguns pontos de Campos foi maior que o dobro da média de todo o mês de agosto de 2020 (33,17mm). O pluviômetro instalado no Cidade Luz registrou 85,6mm de chuva, volume 17 vezes maior que os 5mm previstos para as 24 horas da última segunda-feira. Os outros dois pontos que registraram maior incidência foram Dores de Macabu (73,2mm) e Jardim Carioca (48,8mm). O Secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, está realizando vistoria em diversos pontos da cidade.  

Durante as fortes chuvas, duas casas no mesmo terreno desabaram no Parque Lebret. Três membros da família sofreram ferimentos leves durante o incidente, foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros e acolhidos por vizinhos. A equipe de engenharia da Defesa Civil está no local fazendo avaliação do imóvel e os encaminhamentos necessários. Já em relação a alagamentos, a Secretaria recebeu chamados de moradores dos bairros Jardim Carioca, Julião Nogueira, Centro e Novo Jóquei. Apesar de boa parte do município de Campos ser uma planície e, por isso, o escoamento ser relativamente mais lento, pela manhã quase todos os pontos já haviam retomado a normalidade.

“Estamos colhendo os frutos de nosso trabalho árduo. Seguindo a orientação do prefeito Wladimir Garotinho, temos focado na prevenção. Mesmo com esse volume de chuva completamente inesperado para o período, em poucas horas vimos a maioria dos locais retomar a normalidade. Seguiremos trabalhando para que o sistema de drenagem atue em sua capacidade máxima e, com isso, os reflexos das chuvas sejam cada vez menores”, pontuou o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.

Em casos de alagamentos, a população deve acionar a Defesa Civil a qualquer hora do dia ou da noite pelos telefones 199 ou (22) 98175-2512.

Porém, ao redor do Edifício Salette, na área central de Campos, mesmo após o amanhecer desta terça-feira, as ruas seguiam alagadas, dificultando a passagem de carros e motos, além de também  pedestres que tentavam se dirigir aos seus locais de trabalho;

Este homem por exemplo, tentou, tentou e tentou. Até o momento em que resolveu se arriscar dando um salto para pular a grande quantidade de água que se acumulou as margens do meio-fio da Rua Cel. Francisco Manhães:

Por sorte, os ralos existentes nas proximidades, conhecidos como (Boca de lobo), foram limpos recentemente e por isso, as águas deram vazão ainda pela manhã.

Por: N.U.

RANOTÍCIAS

 

 

Deixe uma resposta