Promotor de justiça, Marcelo Lessa tem cirurgia bem sucedida realizada neste sábado

 

Promotor Marcelo Lessa não descarta uso de força policial para impedir  aglomerações em eventuais protestos Folha1 - Geral
O promotor de Justiça Marcelo Lessa passou por uma cirurgia de urgência durante a madrugada deste sábado (7), para corrigir uma falha na válvula mitral, que estava jogando líquido para pulmão e causando uma embolia. O procedimento, que terminou já de manhã, foi bem-sucedido e agora será utilizada uma Membrana de Oxigenação Extra Corpórea (Ecmo) até que o pulmão de Lessa se recupere. O problema foi diagnosticado na noite dessa sexta-feira (6) e corrigido pela cirrugia. A equipe médica e a família estão otimistas com a recuperação de Marcelo.
Na noite deste sábado, o cirurgião cardiovascular Cleber Gloria Silva falou sobre o estado de saúde de Marcelo Lessa. “Operamos o Dr. Marcelo pela madrugada. Cirurgia longa, terminando hoje pela manhã. Estive no hospital agora há pouco e verifiquei uma evolução muito favorável, apesar de ainda estar grave. Se Deus quiser, vai evoluir favorável”, afirmou o médico.
Boletim médico divulgado na tarde deste sábado diz que Lessa permanece grave e instável, ainda dependente de drogas vasopressoras e de ventilação mecânica. “Ontem (6) foi submetido a novo exame de ecocardiograma que revelou a presença de insuficiência mitral aguda, condição cardiológica capaz de explicar todo o quadro clínico e a evolução dessas últimas 48 horas. De pronto foi acionada a equipe da Cirurgia Cardíaca, que realizou o procedimento necessário (troca da válvula mitral), mesmo diante do grande risco devido à condição grave do paciente. Às 8h30 de hoje (7) retornou à UTI, no pós-operatório imediato, ainda com grave déficit de oxigenação pelo comprometimento pulmonar secundário à doença cardiológica, sendo então decidido pela instalação de aparato de suporte circulatório extracorpóreo denominado ECMO; obtendo a partir de então melhor oxigenação. Ainda necessita das drogas vasopressoras e da ventilação mecânica. Foi readequado o esquema antibiótico conforme as condições atuais e mantém sedação plena”.
O boletim aponta, ainda, que, “a despeito desta estabilização inicial ainda há grande risco de complicações, justificando reserva quanto ao prognóstico e aguardando as primeira 24 horas de pós-operatório para novo comunicado”.
Familiares e amigos do promotor estão fazendo uma campanha nas redes sociais para pedir doações de sangue e plaquetas. As doações devem ser feitas no Núcleo de Medicina Transfusional, na rua Viscondede Itaboraí, 402, no Parque Rosário, em nome de Marcelo Lessa Bastos.
Marcelo Lessa se sentiu mal durante uma aula que ministrava. Ele foi diagnosticado com insuficiência respiratória aguda. O exame de tomografia revelou um quadro de 80 a 90% de comprometimento dos pulmões. Isto apontou que seu estado era considerado gravíssimo.(clique aqui).
O promotor começou a passar mal durante uma aula online na noite de quarta-feira (4), que insistiu concluir. Ainda em casa, sua esposa, Viviane, fez a medição com oxímetro da saturação de oxigênio em seu sangue, que apontou 72%, e a internação para receber suporte de oxigenação é recomendada com 95%. Ela, então, o levou para o Hospital Dr. Beda, onde deu entrada por volta da 0h de quinta (5). Após uma tomografia constatar comprometimento dos seus pulmões entre 85% e 90%, passou à UTI Covid por volta das 3h e, às 4h, chegou a ter uma parada cardíaca, que foi revertida pela equipe médica.
Nessa sexta-feira, entretanto, após quatro testes PCR negativos, foi descartado o diagnóstico de Covid-19 e Marcelo foi transferido da UTI do hospital reservada aos pacientes de Covid, para a UTI geral, como noticiou o blog Opiniões. Segundo informou ao blog a esposa do promotor, o mais provável é que ele tenha uma doença pulmonar de base. Ainda sem diagnóstico fechado, a suspeita é de tromboembolia pulmonar. Lessa sofre também de arritmia cardíaca, doença que mantinha controlada. Ele tinha tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e tomaria a segunda na próxima semana.
 
Por: Folha 1
RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta