Artsul supera Americano nos pênaltis e conquista a Taça Santos Dumont

Partida acontece no Ferreirão
Partida aconteceu no Ferreirão / Reprodução/Cano TV/YouTube
O Artsul conquistou nesta quarta-feira (14) o título da Taça Santos Dumont, sobre o Americano, embora o campeão, de fato, só seja homologado após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgar as possíveis escalações irregulares do atacante João Manoel pelo Friburguense. No estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira, o Artsul venceu por 4 a 3, nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal, em que Dedé e Aloísio balançaram a rede.
Agora, o clube de Nova Iguaçu aguarda a decisão judicial para saber se confirmará a vaga na decisão da Série A2 do Campeonato Estadual. Existe a possibilidade de realização de novos jogos caso o Friburguense seja absolvido. A Taça Corcovado, válida pelo segundo turno, começa já no próximo sábado (17), quando o Americano recebe o Maricá, novamente no Ferreirão, às 15h.

O jogo:
Num primeiro tempo apático, com mais disputa de bola do que chances criadas, os goleiros sequer foram exigidos. O Artsul foi quem esboçou levar perigo, mesmo assim sem acertar a meta. Aos oito minutos, Edmário desviou um chute de Bruno Santos, que foi pela linha de fundo. Já aos 42, Bruno Santos cruzou na área, mas a bola saiu pela lateral sem ser alcançada para a finalização. Pelo lado alvinegro, as melhores investidas foram paralisadas pela arbitragem, que assinalou impedimento de Júnior Araújo e Pepeu em lances duvidosos.
A segunda etapa também começou em ritmo lento, mas o Artsul conseguiu largar na frente com um gol polêmico. Aos 11 minutos, Patrick soltou a bola após bate-rebate em lance de escanteio. Dedé pegou a sobra, chutou forte de fora da área, sem chance de defesa, e partiu para comemorar, enquanto os jogadores do Americano reclamaram sem êxito sobre uma possível falta. Mas a resposta foi rápida. Aos 13, o empate saiu dos pés de Aloísio, que havia começado no banco. Desmarcado, ele aproveitou uma bola alçada na área e teve liberdade para definir de direita.
Daí em diante, o clima esquentou. Romário e Edmário foram expulsos durante confusão iniciada aos 17 minutos e que só terminou aos 27. Com 10 atletas de cada lado, a intensidade diminuiu, resultando em poucos lances de efeito. No principal deles, aos 46 minutos, Paulinho viu o goleiro do Artsul adiantado e chutou por cobertura, mas Alex salvou de cabeça praticamente em cima da linha. Já no final da partida, o Americano levou um susto quando Lucas Rex furou dentro da área defensiva, mas o zagueiro se recuperou a tempo de fazer o corte.
Nos pênaltis, Thiago Dunha, Lucas Rex e Gean Miller converteram pelo Americano, que chegou a ter um gol de vantagem após Patrick defender a cobrança de Ryan. Mas, Fernandinho cobrou no travessão, e Aloísio, para fora, enquanto o Artsul comemorou graças aos gols de Alex, Ryan, Gilberto, Vitão e Rafael Tanque.

Por: MATHEUS BERRIEL

Folha 1

RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta