Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, apoia projeto sustentável de produção de laticínios em Sto Amaro
Produtos artesanais de laticínio fabricados na Fazenda Sant’ Ana no distrito de Santo Amaro em São Francisco de Itabapoana (SFI), poderam contar com apoio da prefeitura da cidade, em construção de novas instalações.
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está apoiando um projeto sustentável de produção de laticínios do casal Rayane Braga e Bernardo Mansur, da Fazenda Campo de Sant’ Ana, na localidade de Santo Amaro, zona rural do município. Na segunda-feira (28), os produtores rurais se reuniram, na sede da Agricultura, com o secretário da pasta, Enaldo Barreto, a fim de discutir o assunto.
“O projeto é muito interessante com introdução da homeopatia no gado usado para a extração do leite destinado à produção dos laticínios. Estamos dando suporte para a instalação de energia solar e o reuso da água através de captação da chuva. Vamos orientar para que possam obter a melhor linha de crédito junto às instituições financeiras e auxiliar na documentação necessária, inclusive para a legalização do empreendimento”, informou o secretário de Agricultura.
Segundo Rayane, o projeto tem previsão de gerar de seis a 10 postos de trabalho. “Discutimos a respeito da planta que disponibilizamos para podermos atender os critérios da Vigilância Sanitária. O nosso desejo é a construção de um laticínio sustentável destinado à produção de queijos do tipo meia cura, nozinho e camembert, além de ricotas e iogurtes”.
Participaram ainda da reunião o arquiteto Pedro Barbosa, da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento; Anderson Raimundo, diretor de Departamento da Secretaria Municipal de Agricultura; além da engenheira civil Merielen Coutinho, que vai fazer a estimativa do consumo e da quantidade de placas de energia solar para a implantação do sistema.
Durante visita à propriedade do casal, na última sexta-feira (25), a prefeita Francimara Barbosa Lemos, juntamente com o vice-prefeito Raliston Souza, conheceram os produtos fabricados artesanalmente, pela própria família, na Fazenda Campo de Sant’ Ana, e os dois comprovaram a qualidade dos laticínios.
Cidennf – Nesta terça-feira (29), Rayane apresentou o projeto em reunião remota com os secretários de Agricultura dos oito municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf).
“Existe uma verba do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para implantação de um projeto que tenha como foco a biodiversidade e o Cidennf decidiu optar pelo leite. Iremos desenvolver projetos de laticínio na região para concorrer com os outros, tendo a possibilidade de o Consórcio ganhar uma verba que pode chegar a R$ 750 mil”, ressaltou Enaldo, que também é coordenador da Câmara Técnica Setorial da Agricultura do Cidennf.
AsCom-SFI
RANOTÍCIAS