Arraia-pintada é encontrada morta nas areias de Guaxindiba em SFI

O animal belo e exótico mede entre a boca e a cauda aproximadamente dois metros

Uma arraia-pintada apareceu morta na manhã deste domingo, 06, na Praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana.

Entre a boca e o final da cauda o bonito animal mede aproximadamente 2 metros de comprimento.

A arraia-pintada ou raia-pintada (as duas formas estão corretas) possui uma boca no inferior da cabeça, com dentes serrilhados. Alimenta-se de crustáceos, plânctons, moluscos e outros pequenos animais, como vermes, caramujos e camarões. Para capturar seu alimento, a raia fica semienterrada na areia esperando seu alimento. Quando a presa se aproxima, ela dá um rápido e certeiro bote. Cobrem a vítima com suas nadadeiras peitorais e, em seguida, abocanham a presa.

Localização e Habitat

As raias-pintadas podem ser encontradas em todas as águas tropicais do Oceano Atlântico. No Brasil, ocorrem mais frequentemente no sudeste e sul do país. Elas ficam normalmente no fundo de estuário e baías, apesar de serem capazes de nadar grandes distâncias em mar aberto.

Vive solitária ou em pares e em pequenos grupos, eventualmente em cardumes, nadando próximo da superfície ou do fundo. Vive entre 15 e 18 anos. Durante sua migração e reprodução, costuma formar enormes cardumes. Nesta época, ao fugir dos predadores pode ser vista executando saltos especulares para fora da água. Elas também podem viver em outros locais como o recife e muitos outros habitats.

Proteção

Utilizam sua cauda como chicote. A sua cauda possui de 1 a 5 aguilhões serrilhados capazes de inocular um forte veneno. Além de que a raia-pintada, pelo fato de sua coloração pintada, consegue se camuflar na areia quando há risco de predadores.

Coloração

Seu dorso possui coloração cinza a marrom com manchas brancas nos jovens e anéis desta cor nos adultos. O ventre é branco.

 

 

Fonte: VNOTÍCIA com informações do Wikpédia.

RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta