Legislativo de SJB, vota por aumento no número de cadeiras na câmara em 2025
Divulgação
A Câmara de vereadores de São João da Barra passará das nove cadeiras da atual legislatura para 13 em 1º de janeiro de 2025. A votação aconteceu ontem terça-feira (25). Para que isso pudesse acontecer, foi preciso votar uma alteração na Lei Orgânica do município, que recebeu 8 votos favoráveis e apenas um contrário dos nove existentes na casa legislativa. O único voto contrário, foi o do vereador Chico da Quixaba (PP), que é o líder do governo na Casa. O polêmico projeto, já havia entrado em pauta nos anos de 2015 e 2019, porém só agora conseguiu avançar. Em nota, a Câmara destacou “que a mudança está em conformidade com a Constituição da República e que não vai gerar aumento de despesa no orçamento do Legislativo”. Mas não explicou como isso se daria.
Os outros oito vereadores da casa, assinaram o projeto de emenda à Lei Orgânica, que altera o artigo 5º acrescentando o parágrafo único, para que o poder Legislativo municipal da cidade, passe então a ser composto por 13 vereadores e não mais 9, já a partir da próxima legislatura em 2025.
Votaram a favor da mudança: Elísio Rodrigues (PL), presidente da Casa, Alan de Grussaí (Cidadania), Analiel Vianna (Cidadania), Franquis Areas (PSC), Julinho Peixoto (PL), Junior Monteiro (Cidadania), Kaká (Podemos) e Sônia Pereira (PP).
EXTRA
Como ex-presidente da Câmara de São João da Barra e atual prefeita no seu quarto mandato, Carla Machado (PP) preferia nem opinar sobre o caso, declarando que “pois é de responsabilidade legislativa”. Porém, ao ser questionada, principalmente por ter a maioria a seu favor na Câmara, ela explicou seus motivos:
— Essa questão eu preferi não interferir para que futuramente não viesse a ser responsabilizada pela diminuição das possibilidades de cada um em obter mandatos. Grande parte dos componentes da Casa Legislativa tem experiência e condição de discernir o que acha ser melhor. Para não falar de quase a totalidade.
Seu adversário político na região e ex-prefeito de São João da Barra, em entrevista a um programa de rádio recente, Betinho Dauira declarou ser contra o aumento no número de cadeiras, mesmo compreendendo o anseio dos parlamentares da casa em quererem dividir as responsabilidades.
E por falar em Betinho Dauaire, o mosso já disse em outras oportunidades, que pretende concorrer ao cargo de prefeito de SJB no próximo pleito em 2024, quando possivelmente irá disputar com o candidato indicado pela atual prefeita Carla Machado que já está no seu segundo mandato consecutivo, o que a impede de concorrer na próxima eleição para o cargo de prefeita, este, que já exerce pela quarta vez e que certamente já escreveu seu nome na história do município.
Carla tem a seu favor, o fato do gigantesco crescimento econômico alcançado por SJB, principalmente, com a instalação em seu território, do super Porto do Açu, no 5º Distrito, o que faz com que o município, esteja crescendo de forma acelerada em arrecadação de ISS e geração de empregos. Isso com certeza, colocou SJB no caminho certo para se tornar percentual-mente, uma cidade milionária em termos econômicos, sendo inclusive, já muito cobiçada pela família Garotinho, aliada dos Dauaire na região e que já tentou em outra ocasião, de forma frustrante, em 2012, colocar Betinho na prefeitura, sendo este naquele ano, derrotado pelo candidato indicado por Carla Machado.
Foto capa: Pense Diferente
Ralph Braz
RANOTÍCIAS