Praia de Gargaú poderá abrigar beneficiamento de pescado em SFI

Foto: blogtroncosolagrop.

Área visitada poderá abrigar unidade de beneficiamento do pescado, entre uma parceria entre Prefeitura de São Francisco de Itabapoana e Petrobrás.

Representantes da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) e do Pescarte, projeto de mitigação socioambiental da Petrobras, visitaram uma área, na localidade de Gargaú, que poderá ser destinada à instalação de uma unidade de beneficiamento de pescado, através de parceria entre o município e a estatal. A ação aconteceu na tarde de quarta-feira (12) e teve ainda a presença de pescadores da região.
O secretário municipal de Pesca, Alcemir de Souza (Teté), destacou a importância do empreendimento. “Os pescadores terão a oportunidade de aumentar o lucro quando a unidade de beneficiamento estiver em operação, comercializando o pescado por um preço melhor. Haverá uma nova reunião, no próximo dia 22, com a participação também do Pescarte e dos profissionais da pesca, a fim de discutirmos sobre o local ideal para a instalação”, revelou Teté.
A bióloga Kissila Rangel, supervisora do Pescarte no município, acompanhou o coordenador-geral do projeto, professor Geraldo Timóteo, durante a vistoria no terreno, que posteriormente passará por uma análise mais criteriosa em relação à viabilidade da área.
“O Pescarte está fazendo a articulação com a prefeitura para a cessão de um espaço, que será destinado à implantação da unidade com capacidade de 80 toneladas de estocagem. O terreno é numa região movimentada, o que é bom na questão da segurança para o empreendimento, tem disponibilidade para fornecimento de energia elétrica e água. Os pescadores apresentaram a sugestão de outro terreno mais próximo ao canal do Rio Paraíba do Sul, visando facilitar embarque, desembarque e o abastecimento de gelo. No próximo encontro, dia 22, vamos voltar a discutir o assunto”, informou Kissila.
Participaram ainda da visita o vice-prefeito Raliston Souza, que representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos; o subsecretário de Pesca, João Francisco Manhães (João da Ótica), secretários, subsecretários e assessores da prefeitura, além dos vereadores Milsinho Mota e Alexandre Barrão.

AsCom-SFI

RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta