Prefeita de SFI, Francimara assina termo de cooperação para SFI participar de estudo internacional de medicamento para pacientes com Covid

Nesta terça-feira (4), São Francisco de Itabapoana (SFI) tornou-se o 2º município do Estado do Rio de Janeiro a formalizar a participação em estudo internacional de medicamento para tratamento de pacientes com Covid-19. O termo de cooperação foi assinado na sede da prefeitura, durante reunião com a presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos, da presidente do Instituto Galzu, Paula Gebe Abreu Cabral, do secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, e da subsecretária da pasta, Thayna Rissa, além da médica Shaiana Barcellos do Hospital Municipal Manoel Carola.
A pesquisa, patrocinada por uma indústria farmacêutica chinesa e representada pelo Instituto Galzu, está sendo desenvolvida nas instalações da Santa Casa de Misericórdia de Campos dos Goytacazes e tem como objeto o estudo do medicamento Azvudine em pacientes infectados por Covid-19.
Por meio do acordo, os pacientes de SFI poderão ser incluídos no tratamento com Azvudine, desde que estejam enquadrados nos critérios clínicos previstos na pesquisa e manifestem consentimento expresso.
A presidente do Instituto Galzu esclarece que os trabalhos de pesquisa começaram em novembro de 2020, sendo aprovados em abril deste ano pelos órgãos regulatórios do Ministério da Saúde: Conselho de Ética e Pesquisa (CEP), Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “No último relatório, o Azvudine conseguiu prevenir o agravamento da doença em todos os pacientes que tiveram alta e não houve evento adverso grave”, informou Paula Cabral.
A prefeita Francimara manifestou sua satisfação com a escolha do município para integrar o importante trabalho de pesquisa e atribui o fato à transformação realizada na estrutura da Saúde Pública nos últimos anos.
“Não é exagero dizer que a assinatura desse termo de cooperação representa um momento histórico para a população de SFI. Desde que assumimos a prefeitura estabelecemos como meta principal estruturarmos a nossa rede pública de saúde para que o povo da nossa terra encontrasse atendimento no município, diminuindo a necessidade de deslocamento para outras cidades em busca de assistência”, ressaltou Francimara, acrescentando:
“Nesse sentido, é gratificante identificar que a possibilidade da nossa população vivenciar este momento importante só foi possível em razão da existência de condições estruturais e profissionais para auxiliar na identificação dos casos que se encaixam nos requisitos estabelecidos na pesquisa. A participação de SFI no trabalho será disciplinada pelas regras previstas no termo de cooperação e terá o acompanhamento da direção clínica do Hospital Municipal Manoel Carola”, finalizou a prefeita.

AsCom SFI

ASCOM SFI
RANOTÍCIAS

Deixe uma resposta